Loading...
Origem no tubo digestivo 2017-12-28T09:06:32+00:00

Origem no aparelho digestivo

Embora exista a crença generalizada de que a halitose com origem no estômago seja uma das principais causas, tem-se verificado que as halitoses relacionadas com o tubo digestivo são pouco frequentes.

No entanto, a infecção pela bactéria Helicobacter pylori pode provocar halitose pois algumas cepas têm a capacidade de produzir CSVs. Um estudo observou que, de 46 pacientes com sintomas de halitose, azia e hiperplasia lingual, 87% possuíam a bactéria. No entanto, esta bactéria tem uma elevada prevalência na população e nem sempre se manifesta através de sintomas. Também existe associação entre a presença de H. pylori oral com periodontite e halitose. Um estudo com 50 pacientes obteve associação entre halitose e presença de H. pylori estomacal, identificada através da biopsia da mucosa gástrica e prova do ar expirado 14C-ureia, em pacientes periodontalmente saudáveis.

Auto-percepção da halitose

Ainda que com menor frequência, considerando a elevada prevalência na população de algumas das condições seguintes, existem casos de halitose associada à gastrite, úlceras gastroduodenais, refluxo gastro-esofágico, divertículo de Zenker, doença inflamatória intestinal, presença de corpo estranho na faringe, hérnia do hiato, eructações, vómitos e neoplasias.

Ainda assim, um questionário a 1.551 pacientes associou significativamente auto-percepção de halitose com sintomas gastrointestinais. Geralmente, as perturbações do foro digestivo geram auto-percepção de halitose, isto é, causam um desconforto aos pacientes (ex: mau gosto, sensação de ardor) que os faz acreditar ter mau hálito. No entanto, na grande maioria das vezes, ninguém ao redor o sente (pseudohalitose).

causas-halitose-tubo-digestivo

Anterior
Próxima

Conceito

Falamos da halitose sem complexos, para que melhor compreenda a terminologia que usam os académicos.

1. O que é a halitose?
2. Consequências psicológicas e sociais
3. O mau hálito ao longo dos tempos

Causas

Descubrimos as mais de 80 causas que podem provocar halitose, segundo os estudos e investigações internacionais mais recentes.

1. Os compostos de mau odor
2. Patologias associadas
2.1 Origem na boca
2.2 Origem no aparelho respiratório
2.3 Origem no tubo digestivo
2.4 Origem sistémica, nutrição e hábitos
2.5 Origem neuropsicológica

Diagnóstico

Identificamos os métodos clínicos mais eficazes para estabelecer um diagnóstico preciso sobre a origem da halitose ou mau hálito e, posteriormente, realizar o tratamento mais adequado.

1. Métodos de diagnóstico
1.1 Auto-percepção
1.2 Provas organolépticas olfactivas
1.3 Medição dos gases do hálito
1.4 Provas laboratoriais
2. Impacto na qualidade de vida
3. Sinais e factores associados