As 13 perguntas mais frequentes sobre o mau hálito.
O Dr. Jonas Nunes, diretor do Instituto do Hálito e da Unidade Hospitalar de Halitose do Centro Teknon em Barcelona, responde às perguntas mais frequentes sobre o hálito humano.
05. É o estômago responsável pela halitose ou mau hálito?
Existe uma crença generalizada na sociedade que a halitose com origem no estômago é uma das mais frequentes. Com rigor, não é assim. Os últimos relatórios provenientes de diversos centros clínicos europeus indicaram que a percentagem de pacientes diagnosticados com este tipo de halitose geralmente não ultrapassa os 3% (em relação ao total de pacientes que procuram tratamento).
A proporção destes casos não é elevada se considerarmos que cerca de 30% da população possui algum tipo de problema gástrico. Demonstrou-se que algumas linhagens da bactéria estomacal Helicobacter pylori são capazes de produzir compostos sulfurados voláteis. Analogamente, diversas patologias do foro gástrico e digestivo predispõem a manifestação de halitose.
“Demonstrou-se que algumas linhagens da bactéria estomacal Helicobacter pylori são capazes de produzir compostos sulfurados voláteis”.
Alguns exemplos verificados no nosso departamento (e confirmado por outros centros sediados noutros países) são a gastrite, úlceras, hérnia de hiato, refluxo gastroesofágico, divertículo de Zenker, doença inflamatória intestinal, presença de corpo estranho na faringe e diversas neoplasias do tubo digestivo. A endoscopia digestiva não deve ser realizada como um exame de primeira eleição para o diagnóstico da halitose, já que é menos específica quando comparada com a cromatografia gasosa.
As halitoses com origem digestiva não são muito frequentes. Ainda que uma pessoa com halitose possa ter algum tipo de problema digestivo, muito frequentemente a origem da halitose que acabamos por encontrar é outra (por exemplo, as do foro da otorrinolaringologia são bastante mais frequentes). Quando existe sintomatologia digestiva associada, a gastroscopia pode ser útil na detecção de algumas das patologias anteriormente referidas.
Curar ou tratar a halitose ou mau hálito
01. Existe uma cura para a halitose ou mau hálito?
02. Como combater, eliminar, curar a halitose ou mau hálito?
Causas e tipos de halitose ou mau hálito
03. O que causa a halitose ou mau hálito?
04. Que tipos de halitose existem?
05. É o estômago responsável pela halitose ou mau hálito?
06. O que causa o mau hálito ou halitose nos bebés e/ou crianças?
Diagnóstico e tratamento da halitose ou mau hálito
07. Existem aparelhos para analisar o mau hálito ou halitose?
08. Como funciona uma consulta de halitose?
09. Quanto custa um tratamento completo para eliminar a halitose?
Prevenir e evitar a halitose ou mau hálito
10. Como evitar ou prevenir a halitose?
11. Quais chicletes ou elixires devo utilizar para eliminar a halitose ou mau hálito?
12. Que remédios caseiros ou soluções naturais existem atualmente para combater a halitose?
Solução para a halitose ou mau hálito
13. Quer dizer que é possível dizer adeus ao mau hálito de forma definitiva?
Conheça o seu hálito.
Sabia que pode estar a padecer de mau hálito sem dar-se conta? Muitas pessoas sofrem de halitose ou mau hálito de forma habitual, independentemente do género, da idade ou da classe social. Além disso, a halitose pode provocar efeitos profundos na autoestima, chegando a converter-se num fator de discriminação e exclusão social.
Para ficar sem dúvidas, propomos que realize os nossos questionários on-line e conheça o resultado de forma imediata.