As 13 perguntas mais frequentes sobre o mau hálito.
O Dr. Jonas Nunes, diretor do Instituto do Hálito e da Unidade Hospitalar de Halitose do Centro Teknon em Barcelona, responde às perguntas mais frequentes sobre o hálito humano.
07. Existem aparelhos para analisar o mau hálito ou a halitose?
A resposta é sim, no entanto ainda persistem uma série de aparelhos que afirmam medir a halitose mas não são eficazes (alguns estão comercialmente disponíveis e a preços acessíveis na Península Ibérica). Muitos destes aparelhos para uso pessoal apresentam-se como novidades tecnológicas muito recentes mas a verdade é que desde a década de 90 já eram comercializados em países como o Japão (com a designação de Breath Alert, entre outros).
O hálito humano pode conter mais de 3000 compostos voláteis distintos. Até à data, apenas os complexos aparelhos de cromatografia gasosa de uso laboratorial e os narizes electrónicos podem medir todos os compostos. Todos os restantes aparelhos, portáteis, etc., como muito, estão capacitados para medir apenas uma pequena parte desses compostos como os que contêm enxofre. A maioria destes aparelhos detecta-os de forma pouco fiável.
“Até à data, apenas os aparelhos de cromatografia gasosa e os narizes electrónicos conseguem detectar todos os compostos voláteis”.
Isto significa que o recurso a estes aparelhos pode resultar num falso-negativo, ou seja, o aparelho indica que não existe mau hálito, mas na realidade existe, já que os compostos presentes no mau hálito de uma pessoa podem não conter as moléculas de enxofre que estes aparelhos teoricamente identificam (como os compostos orgânicos voláteis que não contêm enxofre, como o indol, escatol, putrescina, etc.).
Se estes aparelhos portáteis de uso pessoal fossem fiáveis, seriam uma ajuda oportuna para que uma pessoa soubesse, num dado momento, se tem mau hálito. Em segundo lugar, os pacientes que os compram frequentemente constatam que medições realizadas no mesmo minuto resultam em valores bastante dispares, provocando confusão e insegurança, afetando negativamente a autoconfiança e a autoestima.
Frequentemente sou questionado sobre um aparelho para uso em clínica no gabinete do dentista – o Halimeter. Não é um cromatógrafo gasoso mas sim um detetor/monitor de compostos sulfurados. Foi um aparelho inventado no início dos anos 90 e que atualmente se considera obsoleto quando comparado com as tecnologias mais recentes, como os narizes electrónicos. O Halimeter não identifica individualmente cada composto de enxofre (os CSVs) e também não mede corretamente a totalidade destes. Esta realidade é amplamente reconhecida pela comunidade científica. Por exemplo, a sensibilidade aos compostos mais complexos de enxofre como o dimetilssulfuro (bastante presente na população) é muito baixa.
Neste sentido, recomendamos a todos aqueles que desejam saber se têm ou não mau hálito, perguntar a um familiar ou amigo (confidente). Se existe a confirmação e é necessário saber qual a causa (ou se o paciente não se sente à vontade em dissipar esta dúvida com o confidente), deverá buscar um departamento clínico que possua um aparelho de cromatografia gasosa ou narizes electrónicos de modo a identificar e medir os compostos presentes no hálito, para um tratamento bem-sucedido.
Curar ou tratar a halitose ou mau hálito
01. Existe uma cura para a halitose ou mau hálito?
02. Como combater, eliminar, curar a halitose ou mau hálito?
Causas e tipos de halitose ou mau hálito
03. O que causa a halitose ou mau hálito?
04. Que tipos de halitose existem?
05. É o estômago responsável pela halitose ou mau hálito?
06. O que causa o mau hálito ou halitose nos bebés e/ou crianças?
Diagnóstico e tratamento da halitose ou mau hálito
07. Existem aparelhos para analisar o mau hálito ou halitose?
08. Como funciona uma consulta de halitose?
09. Quanto custa um tratamento completo para eliminar a halitose?
Prevenir e evitar a halitose ou mau hálito
10. Como evitar ou prevenir a halitose?
11. Quais chicletes ou elixires devo utilizar para eliminar a halitose ou mau hálito?
12. Que remédios caseiros ou soluções naturais existem atualmente para combater a halitose?
Solução para a halitose ou mau hálito
13. Quer dizer que é possível dizer adeus ao mau hálito de forma definitiva?
Conheça o seu hálito.
Sabia que pode estar a padecer de mau hálito sem dar-se conta? Muitas pessoas sofrem de halitose ou mau hálito de forma habitual, independentemente do género, da idade ou da classe social. Além disso, a halitose pode provocar efeitos profundos na autoestima, chegando a converter-se num fator de discriminação e exclusão social.
Para ficar sem dúvidas, propomos que realize os nossos questionários on-line e conheça o resultado de forma imediata.