As 13 perguntas mais frequentes sobre o mau hálito.
O Dr. Jonas Nunes, diretor do Instituto do Hálito e da Unidade Hospitalar de Halitose do Centro Teknon em Barcelona, responde às perguntas mais frequentes sobre o hálito humano.
03. O que causa a halitose ou mau hálito?
Um relatório publicado pelo Instituto do Hálito em 2010 constatou que a maioria dos pacientes (60%) que pediram tratamento nos centros clínicos e hospitalares associados com o Instituto possui halitose com origem oral. Porém, a proporção de halitose de origem oral tem vindo a diminuir nos últimos anos, o que significa que tem aumentado a proporção de pacientes que tratamos cuja causa diagnosticada é não-oral (ou extra-bucal). Uma possível explicação é a crescente sensibilização e melhoria de hábitos de higiene oral por parte da população. Atualmente, não é frequente sermos confrontados na consulta com um paciente com má higiene oral. Outra possível explicação é a crescente preparação por parte dos profissionais de saúde oral quando a causa de halitose é desencadeada por uma má higiene oral. A vasta maioria dos médicos dentistas identifica a origem bucal do mau hálito e sabe como proceder.
“A maioria dos pacientes (60%) que pediram tratamento nos centros clínicos e hospitalares associados com o Instituto possui halitose com origem oral”.
O mesmo relatório verificou que as causas extra-orais (aparelho respiratório, tubo digestivo, sistémicas) são responsáveis por cerca de 17% dos casos diagnosticados e a tendência desta proporção, nos últimos anos, é crescente. As causas extra-orais/não-orais são de diagnóstico mais complexo e requerem geralmente uma tecnologia mais avançada, sendo mais susceptíveis de serem detectadas apenas numa consulta especializada de hálito com recurso à cromatografia gasosa e aos narizes electrónicos.
Destaco que nos restantes 23% de pacientes não lhes foi diagnosticada halitose verdadeira. Certas condições como um fluxo salivar diminuído, problemas digestivos, stress/ansiedade, ainda que em alguns casos possam originar uma halitose verdadeira, noutros casos podem produzir certas autopercepções olfativas levando o próprio a interpretar que padece halitose.
Curar ou tratar a halitose ou mau hálito
01. Existe uma cura para a halitose ou mau hálito?
02. Como combater, eliminar, curar a halitose ou mau hálito?
Causas e tipos de halitose ou mau hálito
03. O que causa a halitose ou mau hálito?
04. Que tipos de halitose existem?
05. É o estômago responsável pela halitose ou mau hálito?
06. O que causa o mau hálito ou halitose nos bebés e/ou crianças?
Diagnóstico e tratamento da halitose ou mau hálito
07. Existem aparelhos para analisar o mau hálito ou halitose?
08. Como funciona uma consulta de halitose?
09. Quanto custa um tratamento completo para eliminar a halitose?
Prevenir e evitar a halitose ou mau hálito
10. Como evitar ou prevenir a halitose?
11. Quais chicletes ou elixires devo utilizar para eliminar a halitose ou mau hálito?
12. Que remédios caseiros ou soluções naturais existem atualmente para combater a halitose?
Solução para a halitose ou mau hálito
13. Quer dizer que é possível dizer adeus ao mau hálito de forma definitiva?
Conheça o seu hálito.
Sabia que pode estar a padecer de mau hálito sem dar-se conta? Muitas pessoas sofrem de halitose ou mau hálito de forma habitual, independentemente do género, da idade ou da classe social. Além disso, a halitose pode provocar efeitos profundos na autoestima, chegando a converter-se num fator de discriminação e exclusão social.
Para ficar sem dúvidas, propomos que realize os nossos questionários on-line e conheça o resultado de forma imediata.