As 13 perguntas mais frequentes sobre o mau hálito.
O Dr. Jonas Nunes, diretor do Instituto do Hálito e da Unidade Hospitalar de Halitose do Centro Teknon em Barcelona, responde às perguntas mais frequentes sobre o hálito humano.
13. Quer dizer que é possível dizer adeus ao mau hálito de forma definitiva?
Exatamente, solucionando de forma médica.
Como sociedade, ainda precisamos falar mais e melhor sobre a halitose. Designadamente, informar sobre a multiplicidade das causas, desacreditando o preconceito associado à falta de higiene e a crença de que o estômago é uma origem frequente do problema. De forma a evitar equívocos dramáticos, é necessário esclarecer que a autoperceção de halitose não significa necessariamente a ocorrência de halitose verdadeira.
Hoje em dia, também é necessário ter presente que padecer halitose já não é um fatalismo. Um centro clínico especializado que se sirva dos protocolos clínicos mais actuais obtém taxas de êxito próximas aos 97%. A halitose tem de ser encarada, cada vez mais, como um problema médico cuja ocorrência poderá ser a manifestação de uma doença subjacente, não se tratando, por isso, de uma questão meramente estética. Neste contexto, o profissional de saúde deve assumir o papel principal na resolução do problema.
“Hoje em dia, padecer de halitose já não é um fatalismo”.
Para uma evolução positiva face à situação atual, existem atitudes a tomar que dependem de todos: das pessoas que padecem de halitose, que não se devem render à patologia, mas procurar tratamento; dos familiares e amigos que devem advertir para o problema e ter um papel proativo na sua resolução; das instituições de ensino da área da saúde, que devem atribuir uma maior importância à halitose nos seus currículos, preparando os profissionais de saúde para a abordagem eficaz da patologia.
No Instituto do Hálito temos sido testemunhas de que a remissão da halitose, como um fator de perturbação médico e cosmético, traduz-se num ganho visível de qualidade de vida. Este processo, no qual ambas componentes física e psicossocial beneficiam, tem como resultado um indivíduo restabelecido, livre de limitações e que assume um lugar cada vez mais próximo daqueles que ama. Por esta forma de relacionamento humano continuamos a trabalhar.
Curar ou tratar a halitose ou mau hálito
01. Existe uma cura para a halitose ou mau hálito?
02. Como combater, eliminar, curar a halitose ou mau hálito?
Causas e tipos de halitose ou mau hálito
03. O que causa a halitose ou mau hálito?
04. Que tipos de halitose existem?
05. É o estômago responsável pela halitose ou mau hálito?
06. O que causa o mau hálito ou halitose nos bebés e/ou crianças?
Diagnóstico e tratamento da halitose ou mau hálito
07. Existem aparelhos para analisar o mau hálito ou halitose?
08. Como funciona uma consulta de halitose?
09. Quanto custa um tratamento completo para eliminar a halitose?
Prevenir e evitar a halitose ou mau hálito
10. Como evitar ou prevenir a halitose?
11. Quais chicletes ou elixires devo utilizar para eliminar a halitose ou mau hálito?
12. Que remédios caseiros ou soluções naturais existem atualmente para combater a halitose?
Solução para a halitose ou mau hálito
13. Quer dizer que é possível dizer adeus ao mau hálito de forma definitiva?
Conheça o seu hálito.
Sabia que pode estar a padecer de mau hálito sem dar-se conta? Muitas pessoas sofrem de halitose ou mau hálito de forma habitual, independentemente do género, da idade ou da classe social. Além disso, a halitose pode provocar efeitos profundos na autoestima, chegando a converter-se num fator de discriminação e exclusão social.
Para ficar sem dúvidas, propomos que realize os nossos questionários on-line e conheça o resultado de forma imediata.